AUTOCONHECIMENTO: UMA BUSCA CONSTANTE
- Janete Peres
- 18 de dez. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de dez. de 2019

“Se você conhece a si mesmo não precisa temer o resultado de 100 batalhas.”
(Sun Tzu, Arte da Guerra)
O processo do autoconhecimento ocorre quando temos a humildade de abrir nossa mente para o conhecimento, de quebrar os paradigmas estabelecidos no decorrer da vida e que ficam armazenados na nossa mente. Vale dizer aqui que paradigmas são modelos nos quais baseamos nossas percepções, ou seja, é o padrão através do qual entendemos, analisamos e modificamos o mundo exterior.
Os paradigmas funcionam como hábitos e nos ajudam a resolver problemas do dia a dia, mas também funcionam como filtros, nos impedindo de ver novas oportunidades. Passamos a acreditar que a maneira habitual de realizar alguma tarefa, por exemplo, é a única maneira possível. Neste caso, os paradigmas tornam-se barreiras a nossa capacidade de aceitar e compreender as novas idéias ou novos rumos.
Na realidade nossa mente está repleta de conceitos estabelecidos e sedimentados, por isso é importante estar aberto a mudanças, para dar espaço ao novo, seja no que refere ao conhecimento ou comportamento.
Na esfera profissional, o autoconhecimento torna-se o mais nobre diferencial competitivo que podemos desenvolver. Se a pessoa conhece suas características, seus pontos fortes e fracos, seus anseios, suas prioridades, ela poderá desenhar de forma a ser mais compatível com sua realidade, e, dessa forma, identificar uma estratégia para alcançá-lo.
A jornada do autoconhecimento tem início, mas jamais terá fim. Em cada passo, é como se estivesse subindo uma montanha sem fim.
Em cada passo você tem um melhor entendimento sobre as coisas que viu na fase anterior. Assim, a cada avanço que faz, estará ampliando a visão das conquistas.
Parabéns pelo seu BLOG. Inaugurou-o com um tema bem pulsante e interessante. Como sempre, você foi bem sucinta e muito objetiva. O seu autoconhecimento a faz assim. Desejo muito sucesso nessa sua nova empreitada. Mais uma vez, parabéns.