top of page

COMO LIDAR COM OPINIÕES DIVERGENTES

  • Janete Peres
  • 31 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Algumas pessoas tem a preocupação em mudar a opinião do outro, inclusive às vezes gera discussões mais calorosas. Lidar com as diferenças faz parte do convívio com outras pessoas em qualquer área da nossa vida. Tem a ver com a nossa habilidade para ouvir, falar e compreender o outro.

Então, antes de falar da dificuldade do outro em lidar com opiniões divergentes, primeiro temos que questionar como nós reagimos diante de opiniões contrárias. Tem a ver com a nossa maturidade emocional.

A maturidade emocional tem a ver com o equilíbrio entre a emoção e a razão diante das situações. É conseguir analisar a situação numa visão global, identificando o que é da nossa responsabilidade e o que é do outro. O que é meu, eu posso controlar, mas o que é do outro, não. Claro que vai depender do contexto: você com seu filho, você com seu chefe, você com seu esposo ou esposa, você com seu amigo ou desconhecido.

E qual é a base para manter uma conversa saudável?

Saber falar e ouvir – falar tem a ver com ser cauteloso, porque nem sempre o que falamos tem a ver com que a pessoa vai ouvir. O cérebro de cada pessoa é único e aquilo que está na nossa cabeça nem sempre é fácil para falar, até porque vem carregado de emoção que formam ruídos na comunicação. É importante usar da delicadeza, do respeito e sutileza. Saber ouvir é se abrir para o argumento do outro, procurando compreender a condição que a pessoa se encontra, sem julgar. É se colocar no lugar dele com atitude empática.


Podemos não gostar, não concordar e preferir que não tivesse acontecido, mas podemos transformar a condição em uma oportunidade para aprender, crescer e evoluir. Este é o jeito evolutivo de ser.



 
 
 

Comentários


bottom of page